quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aos amigos...Vai acontecer lá na cidade natal...



É ARTE, VEM VER!!

I Mutirão de Arte Princesa das Matas

O que é?

“mutirão
(do tupi) s. m. Bras. Iniciativa
!coletiva para ajudar alguém, para ajuda mútua ou para um serviço comunitário.”

“arte
(latim ars, artis, maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício)”

Podemos afirmar que se trata de uma iniciativa coletiva que objetiva através do exercício de um ofício ajudar a coletividade, ao mesmo tempo em que acrescenta aos que o promovem. Essa é a essência do I Mutirão de Arte Princesa das Matas.

Irá expor à comunidade a produção cultural dos artistas regionais em associação, envolvendo assim, diversos métodos de expressão, entre eles: Música, Teatro, Dança, Artesanato e Literatura.

Que benefícios trará para a cidade?

“No mundo intelectual, Viçosa foi considerada a “Atenas de Alagoas” pela quantidade de professores, doutores, historiadores e poetas.
Seus jornais eram publicados e os trabalhos mereciam a atenção dos intelectuais alagoanos.
Viçosa tinha um ensino significativo que embasava e contribuía para a formação de alunos abertos e capazes, e que quase sempre saíam preparados para que pudessem enfrentar graus subseqüentes.”

(Extraído de site sobre Viçosa Alagoas - consultado em 10 de junho de 2010)

É impossível não observar a predominância dos verbos no tempo passado: “foi”, “eram”, “tinha” “saíam”.

A produção artística e as belezas naturais caracterizam a cidade que conquistou os títulos de Princesa das Matas e Atenas de Alagoas é, pois, inadiável a abordagem de temas como consciência cultural e consciência ambiental para que possamos de fato continuar merecendo e honrando os títulos que recebemos.

As duas principais idéias do Mutirão de Arte são promover mais conhecimento da sociedade sobre o trabalho dos artistas locais e mais envolvimento destes em projetos sociais, uma vez que é inquestionável o poder de mobilização da Arte.

Além desses fatores podemos listar: divulgação do trabalho de atores, músicos, professores de arte, artesão, etc.; geração permanente e/ou temporária de renda e divulgação dos potenciais culturais locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário